REGULAMENTO
- O concurso Papies tem como objetivo premiar os melhores trabalhos gráficos produzidos em Portugal. A entidade promotora é a Pixelpower, editora das revistas doPAPEL e PACKAGING.
- Podem ser apresentadas candidaturas de projetos gráficos que tenham sido produzidos por empresas portuguesas ou, quando de capital estrangeiro, com sede, delegação ou filial em território nacional, entre 1 de setembro de 2023 e 31 de agosto de 2024.
- O mesmo projeto pode ser apresentado a concurso pelas várias entidades participantes na sua produção e desenvolvimento, nomeadamente pelos profissionais em nome individual, agências marketing ou publicidade, ateliers de design, gráficas, empresas de acabamentos, editoras e clientes finais. A candidatura poderá ser isolada ou conjunta.
- Quando o mesmo projeto for apresentado, isoladamente, por diferentes proponentes, será escolhido o exemplar em melhores condições para apresentar ao Júri.
- Em caso de dúvida, e para prova do disposto no número anterior, a entidade promotora do concurso pode exigir, ao proponente, prova do facto, nomeadamente cópia da adjudicação, guia de produção, guia de expedição ou guia de transporte do projeto.
- Os projetos deverão ser entregues até 30 de setembro de 2024, das 10h00 às 16h00, na seguinte morada:
PAPIES 2024
A/C: Alice Machado / Susana Santos
Rua D. Pedro IV, Nº28, R/C-D
2745-200 Queluz
- A organização solicita o aviso e confirmação do dia e período horário em que a entrega será realizada, através dos telefones 910514378 / 910514379.
- Quando os projetos são expedidos por correio ou transportadora, a organização será alheia ao eventual extravio.
- Cada projeto apenas pode ser submetido a uma categoria.
- O proponente pode apresentar até cinco candidaturas por cada categoria.
- Cada exemplar deve ser acompanhado da respetiva ficha de inscrição devidamente preenchida.
PRÉMIOS E JÚRI
- Os trabalhos serão exibidos publicamente numa gala que irá decorrer no Casino Espinho em novembro de 2024.
- Será atribuído um Grande Prémio e até duas Menções Honrosas por categoria, com a menção do título do trabalho distinguido e a menção da entidade ou profissional que o propôs a concurso.
- Quando o mesmo projeto for apresentado, isoladamente, por diferentes proponentes, todos serão chamados a receber uma distinção pelo projeto.
- O Júri pode, igualmente, deliberar sobre a atribuição de uma distinção especial no caso de haver motivos que o justifiquem ou, na ausência de qualidade dos projetos apresentados, não atribuir prémio.
- O Júri é constituído por profissionais ligados ao mundo da comunicação gráfica, sem ligação aos patrocinadores ou a entidades que concorrem aos Papies.
- O Júri fará uma avaliação “cega”, não conhecendo a origem dos trabalhos.
- Da decisão do Júri não cabe recurso.
DEVOLUÇÃO DE TRABALHOS
- Se o proponente pretender a devolução de algum projeto submetido a concurso, deverá garantir a correta identificação do mesmo e assinalar a opção na ficha de inscrição.
- Quando é solicitada a devolução de projetos, a recolha deverá ser combinada com a organização, ficando a organização da recolha, e os custos relacionados, a cargo do proponente.
- Caso o concorrente não manifeste, na ficha de inscrição, o desejo de obter a devolução dos respetivos trabalhos apresentados a concurso, os mesmos serão doados a instituições de ensino, reciclados ou utilizados para expor a qualidade dos trabalhos gráficos nacionais em eventos específicos em que participem as revistas doPAPEL e Packaging. O mesmo acontecerá no caso de não serem recolhidos os projetos gráficos no período de tempo combinado antecipadamente com a organização.
EXCLUSÃO DE PROJETOS
A Pixelpower pode rejeitar o (s) trabalho (s) apresentados, e dessa decisão não cabe recurso, quando:
- O projeto não se encontra devidamente identificado com ficha de inscrição;
- A ficha não se encontra devidamente preenchida com os detalhes técnicos que se destinam a auxiliar o júri na tomada de decisão;
- Os projetos não foram elaborados no período mencionado no regulamento;
- Os projetos não se encontram inscritos na categoria adequada;
- Os projetos estão em estado visível de degradação.
REGRAS RELACIONADAS COM CATEGORIAS ESPECÍFICAS
- Dada a impossibilidade de apresentar fisicamente os trabalhos em determinadas categorias - como por exemplo a de Grandes Formatos ou a de Design - serão aceites imagens com resolução e qualidade suficientes, que permitam avaliar a qualidade da aplicação e o seu efeito final. Devem ser enumerados os aspetos técnicos da produção.
- As imagens devem ser enviadas em formato digital, numeradas pela ordem de apresentação, sem qualquer referência à empresa que apresenta o trabalho a concurso. Caso as existam, serão retiradas por meio de manipulação digital de imagem ou, na impossibilidade disso, será recusado o trabalho a concurso.
PERSONALIDADE GRÁFICA
- A distinção de Personalidade Gráfica do Ano será atribuída a um profissional do setor, por mérito de alguma ação especial ou carreira desempenhada na indústria gráfica e de transformação. A nomeação será direta e a decisão cabe à organização.
- Caso pretenda sugerir um nome de uma personalidade que se tenha destacado no ano transacto, poderá indicar o nome e respetivo motivo, por
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , indicando sempre o assunto: “Personalidade do Ano”.
EMPRESA GRÁFICA
- A Pixelpower irá divulgar uma lista que será colocada a votação entre os dias 23 e 28 de setembro de 2024.
- Caso pretenda sugerir um nome de uma personalidade ou empresa da área gráfica que se tenha destacado em 2023, poderá indicar o nome e respetivo motivo através de
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , indicando sempre o seguinte assunto: “Empresa do Ano”. - O prazo para sugestões termina a 16 de setembro de 2024.
- A votação irá decorrer por
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .