COMO TUDO COMEÇOU...

Em 1992, o Castelo de S. Jorge, em Lisboa, recebeu a primeira edição do concurso nacional dedicado ao mundo da Comunicação e Artes Gráficas: os PAPIESO grande objetivo é distinguir os melhores projetos de comunicação gráfica realizados em Portugal.

Ao longo dos anos, o concurso foi evoluindo e, hoje, é aberto à participação de profissionais independentes ou empresas das áreas de design, comunicação, publicidade, marketing, impressão, conversão e acabamentos. Está também aberto aos clientes finais das referidas indústrias.

A participação pode realizar-se em conjunto ou de forma isolada. Ou seja, a submissão de um projeto a concurso pode ser realizada por apenas uma das partes envolvidas na realização do mesmo ou pode ser realizada em conjunto com os outros intervenientes. A regra existe por ser muito difícil premiar todos os envolvidos num determinado projeto. Assim sendo, a distinção é atribuída ao projeto e é emitido um diploma de mérito à entidade que o submete a concurso. A inscrição para o concurso é gratuita, estando a aceitação sujeita ao cumprimento do regulamento.

A atribuição dos prémios é da responsabilidade de um júri independente – sempre divulgado em data oportuna - sem laços com a organização ou com os patrocinadores. Ao longo dos anos, os convidados a integrar o Júri colaboram sem quaisquer contrapartidas económicas ou de outra qualidade, contribuindo com a sua mestria, saber e experiência, para encontrar os projetos a distinguir.

Cada projeto é valorizado pela criatividade e execução, consoante os critérios das categorias específicas em que é proposto. Encontrados os finalistas, o Júri delibera sobre a atribuição de Grandes Prémios e Menções Honrosas.

Os PAPIES  contam com vários Parceiros na missão de premiar os melhores projetos gráficos realizados no Continente e nas Regiões Autónomas. Os Parceiros são convidados a entregar as distinções da respetiva categoria associada, sendo, contudo, totalmente alheios à atribuição das mesmas. Os Parceiros conhecerão, após a reunião do Júri, a lista de finalistas da respetiva categoria, mas apenas conhecerão os projetos distinguidos na noite da Gala. Só assim se tem conseguido que a grande noite da comunicação gráfica seja, de facto, repleta de surpresas e emoções.