Jovens do ensino secundário desafiados a pensar que “Imprimir Tem Poder”
07 de Julho de 2015 - A Pixelpower e a APIGRAF – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas da Embalagem e de Comunicação Digital anunciam o lançamento da iniciativa “Jovens Gráficos – Imprimir Tem Poder”, integrada na edição de 2025 dos PAPIES, o maior concurso nacional dedicado às artes gráficas.
A nova categoria tem como principal objetivo aproximar os estudantes do ensino secundário — regular e profissional, do 10.º ao 12.º ano — do universo da comunicação gráfica, desafiando-os a explorar criativamente o poder da impressão como forma de expressão e transformação.
Sob o tema “Imprimir Tem Poder”, os jovens participantes são convidados a criar um poster em formato A4, a refletir o impacto da impressão na sociedade contemporânea. O concurso aceita participações individuais ou coletivas (incluindo de turmas completas), e a submissão é totalmente digital.
“Acreditamos que é fundamental criar pontes entre o setor gráfico e as novas gerações. Através deste desafio, queremos não só dar a conhecer a relevância da nossa indústria, mas também inspirar talento jovem para as muitas oportunidades que ela oferece, num momento em que é crucial mostrar o seu potencial inovador.”
José Manuel Lopes de Castro, APIGRAF“A impressão continua a ser o alicerce de praticamente todos os setores, da saúde à educação, da cultura ao comércio. Com esta iniciativa, e num mundo cada vez mais digital, queremos despertar nos jovens a consciência do valor e da importância da impressão como ferramenta criativa, social e económica, convidando-os a olhar para este setor com olhos de futuro.”
Alice Machado, Pixelpower
A proposta vencedora será produzida profissionalmente por uma empresa gráfica associada da APIGRAF, e o resultado será publicado e distribuído como encarte especial nas revistas doPAPEL e T&G. O vencedor terá ainda direito a uma visita guiada à empresa gráfica parceira e será convidado a participar na Gala PAPIES 2025, que terá lugar a 21 de novembro no Casino Figueira, na Figueira da Foz, onde poderá ter um contacto próximo com a realidade do setor.
As candidaturas estão abertas até 30 de outubro de 2025 e devem ser enviadas para o e-mail:
O regulamento completo está disponível em: www.papies.pt
Mais informações para a imprensa:
Pixelpower – Organização dos PAPIES
+351 910 514 378 / +351 910 514 379
www.papies.pt
Nota aos editores:
APIGRAF
A APIGRAF – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas da Embalagem e de Comunicação Digital representa os interesses do setor gráfico nacional. Integra cerca de 2100 empresas que empregam mais de 23.000 profissionais e têm um volume de negócios global superior a 2,5 mil milhões de euros. Desenvolve representação institucional, formação, informação setorial e promoção da indústria junto da sociedade e dos decisores públicos.
Pixelpower
A Pixelpower é uma editora especializada com títulos para os setores da impressão, embalagem e comunicação gráfica, responsável pelas revistas doPAPEL e Packaging. É também a entidade organizadora dos PAPIES, o concurso nacional dedicado à criatividade, técnica e inovação na indústria gráfica portuguesa, promovendo anualmente a visibilidade e valorização do setor através de conteúdos editoriais e eventos de referência.